Páginas

2 de maio de 2012

A arte de Dalton Ghetti






Dalton começou a aprender como lidar com ferramentas aos 6 anos de idade, quando na escola aqui Brasil, ele e os outros estudantes usavam tanto a lâmina de uma navalha como uma faca de bolso para afiar os lápis para desenhar e escrever. 

Além disso, sua mãe era uma costureira. Quando Dalton tinha 8 anos, ela lhe ensinou a usar uma agulha de costura para ajudá-la com projetos simples, como bainhas e coser botões. Na idade de 9, seus pais deram-lhe um conjunto de ferramentas de metal para as crianças, que ele usou para fazer suas próprias caixas, brinquedos e karts. Esta é também a idade em que começou a esculpir com facas, formões e um martelo. Desde então, ele criou vários objetos de todos os tipos de materiais. 

Na primeira, ele esculpiu os objetos grandes, mas em 1986, como um desafio a si mesmo e por causa de seu interesse nas coisas vivas pequenas, como as plantas (musgo) e insetos (aranhas e formigas), ele decidiu criar as esculturas menor possível que ele poderia ver com seus olhos nus. Um dia, ele pegou um lápis e começou a trabalhar esculpindo-o. 

Sua ideia é chamar a atenção das pessoas para coisas pequenas. O pequeno é bonito. A maioria dos lápis que ele usa são encontrados nas ruas e calçadas. O trabalho de Dalton é um processo de reciclagem. Ele transforma objetos descartados em arte. 

Para criar sua escultura, ele segura o lápis na mão em uma fonte de luz forte (abajur ou luz solar) ele esculpe na maior parte com uma agulha de costura e uma muito forte, triangular, lâmina pequena, de metal. Ele trabalha em intervalos muito pequenos: 1 a 2 horas no máximo por dia, sempre que ele se inspirou. Ele funciona muito lentamente através da remoção de partículas de grafite de cada vez. Leva, portanto, meses ou até anos para completar uma escultura. 

Para Dalton, lápis de escultura é um hobby e uma forma de meditação, que requer muita paciência. Carvings seu lápis não estão à venda. Ele não faz isso por dinheiro. Ele esculpe lápis principalmente para si mesmo e sua arte vem do seu coração. Ele quer mantê-lo dessa maneira. 




Fonte: daltonmghetti.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, descubra, informe-se!